Planejamento sucessório: o que é e por que fazer?

Quer proteger o seu patrimônio e da sua família para viver com tranquilidade e sem preocupações? Então você precisa entender o que é e por que fazer o planejamento sucessório. 

O planejamento sucessório é um conjunto de estratégias para que, em vida, a pessoa decida como ficarão seus bens após o falecimento. Dessa maneira, a sucessão ocorre conforme sua vontade, de forma clara, econômica e evitando conflitos entre os herdeiros.

Mesmo que não seja fácil pensar na morte ou falar sobre ela, se você decidiu construir e manter um patrimônio, é importante saber o que se fará dele na sua ausência. 

Quer saber mais sobre planejamento sucessório e saber por que você deve começar a pensar em fazer o seu? Siga lendo esse post. 

O que é Planejamento Sucessório? 

De forma simples, no planejamento sucessório a pessoa organiza, antecipadamente, como ficará seu patrimônio após seu óbito por meio de um conjunto de estratégias tomadas por uma pessoa para a transferência de seu patrimônio para seus herdeiros da maneira mais eficaz possível.

Os processos de inventário podem ser muito longos e cansativos , construindo uma espécie de pesadelo burocrático e com o planejamento sucessório é possível desviar destas complicações, reduzindo dores de cabeça e garantindo melhor fluidez a longo prazo.

Os principais instrumentos utilizados para o planejamento sucessório são: testamento, doação, holding e previdência privada.

Por que fazer um Planejamento Sucessório? 

Realizar um planejamento sucessório, para definir como ficarão seus bens após sua morte, pode facilitar muito a vida dos seus familiares e entes queridos. Ele é muito importante para que a divisão de bens após o falecimento da pessoa seja feita da forma mais organizada e justa possível.

O objetivo principal do planejamento sucessório é contornar algumas das maiores complicações típicas da transmissão de bens em decorrência da morte como: 

  • Redução de custos de inventário;
  • Eliminação do desgaste familiar;
  • Evitar desavenças entre os familiares;
  • Redução de custos tributários;
  • Evitar a falta de agilidade jurídica;
  • Eliminação da inacessibilidade aos bens.
  • Proteção patrimonial preventiva

Além disso,  claro que todos querem uma vida longa, plena e saudável. Mas a realidade é que isso não está sob nosso controle e não sabemos até quando estaremos aqui, aptos a tomar as melhores decisões. 

Então, se o amanhã é incerto, e você quer o melhor para as pessoas que você ama e para o patrimônio que lutou tanto para conquistar, é interessante já ir pensando qual é a melhor forma de planejamento sucessório para você.

Proteja seus bens e deixe a vida de quem você ama mais tranquila. Preencha o formulário em nosso site e receba o contato de um de nossos especialistas. 



Deixe um comentário

Precisando de ajuda?