- 28 de março de 2023
- Posted by: Heitor Siman
- Category: Tributário

Você sabia que a maioria das empresas brasileiras pagam impostos indevidamente?
Manter as contas da empresa em dia e cumprir com obrigações fiscais e contábeis não é uma tarefa fácil. Para ter sucesso nos negócios, é preciso muita cautela e atenção quando se trata da legislação tributária brasileira, que é muito complexa.
Exitem diversos motivos para o pagamento indevido de impostos por pessoa jurídica, seja por falta de atenção ou de conhecimento, que resulta num pagamento a maior, em duplicidade ou por erros nos cálculos; de contribuintes agraciados por isenção ou imunidade tributária; assim como, de um tributo considerado ilegal ou inconstitucional, após uma demanda judicial.
Um dos principais motivos que levam os empreendedores a enfrentar dificuldades financeiras é a falta de clareza fiscal e a dificuldade em calcular os tributos e compreender a legislação por conta própria. No Brasil, o contribuinte não recebe o suporte do fisco e precisa lidar com os cálculos dos impostos sozinho, correndo o risco de errar na interpretação desses tributos.
A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo e a soma de todos os impostos, contribuições e taxas pagas pelos cidadãos e empresas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), é muito alta. Esse pagamento indevido de impostos pode causar prejuízos ao negócio, com custos maiores do que a empresa pode cobrir, incluindo tributos que nem precisam ser pagos.
Como saber se você está pagando impostos corretamente?
A falta de um controle financeiro eficiente pode resultar no pagamento de impostos de forma indevida pela empresa. Pagar impostos incorretamente pode resultar em uma série de problemas para a empresa, como o aumento da carga tributária, por exemplo.
Por isso, é preciso que os empreendedores estejam muito atentos à gestão de impostos de sua empresa, o que evita problemas com órgãos como o Fisco e também com a Receita Federal.
Como já falamos, o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo e muitos empreendedores podem acabar cometendo uma série de erros durante o recolhimento de impostos sobre sua atividade empresarial. Desta forma, é fundamental contar com apoio de um profissional contábil na análise de processo tributários e fiscais.
Para evitar problemas, e efetuar o pagamento de impostos corretamente, você pode seguir alguns passos importantes:
1º Passo: Consulte o CNAE
Para verificar se sua empresa está pagando impostos de forma indevida, consulte o seu CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Caso o seu registro tenha sido feito de forma incorreta, o recolhimento da carga tributária de sua empresa pode ser maior ou menor do que o devido.
2º Passo: Enquadramento Tributário
Analise se o enquadramento tributário do seu negócio está correto, podendo ser Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. O regime tributário define como o recolhimento de impostos deverá ser feito e se o seu enquadramento for feito de forma incorreta, sua empresa pode pagar mais ou menos impostos do que deveria.
3º Passo: Conheça os principais impostos que sua empresa paga
Com o CNAE e o enquadramento tributário definidos, entenda quais são os principais impostos que a sua empresa precisa pagar. Dentre os tributos que as empresas brasileiras mais pagam, estão:
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
- Programa de Integração Social (PIS/PASEP);
- Previdência Social (INSS);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS);
- Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Mesmo que você esteja atento à legislação tributária e aos impostos que sua empresa deve pagar, é importante contar com o suporte de profissionais qualificados para não correr o risco de pagar mais impostos que o necessário e também para se manter em dia com a receita federal.
Entre em contato com a GSV e solicite uma consultoria gratuita. Nosso time de especialistas está preparado para te auxiliar nos tributos de sua empresa.