- 28 de outubro de 2021
- Posted by: greensignal
- Categories: Contabilidade Consultiva, Financeiro

O Open Banking é um sistema que compartilha dados financeiros de forma padronizada em uma única plataforma, chamada API. Com o Open Banking, diferentes instituições podem acessar os dados dos clientes e oferecer produtos e serviços a partir das necessidades de cada pessoa ou empresa.
Esse compartilhamento de informações e dados deve ser autorizado pelo cliente – seja pessoa física ou jurídica. O Open Banking possibilita então um ecossistema mais aberto e uma gama maior de escolha para as pessoas, a partir do acesso a serviços inovadores e personalizados independente de qual é o seu principal banco.
Com todas essas organizações integradas em um mesmo sistema, o mercado se abre para novas soluções e os clientes poderão movimentar suas contas a partir de diferentes plataformas e aplicativos de forma segura e rápida.
Isso possibilita ao consumidor (pessoa física ou jurídica) controle total sobre seus dados, decidindo com qual instituição quer compartilhar informações e de onde deseja contratar serviços. Assim, o sistema financeiro se torna mais democrático e inovador.
Como funciona?
Para fazer parte do Open Banking e desfrutar das condições oferecidas, o cliente deve passar por uma fase de autenticação e confirmação. Todos os procedimentos são realizados pelos canais digitais das instituições financeiras.
A conexão entre todas essas instituições em um mesmo ambiente será feita por meio de APIs (Application Programming Interface ou Interfaces de Programação de Aplicações), que conectam diferentes sistemas atuando como “pontes”, permitindo a troca de dados entre essas empresas.
Essas APIs podem se apresentar em formas de plug ins – aqueles que você instala quando usa um app ou uma página web para acessar as possibilidades daquele local – ou ainda em formato de softwares, como aplicabilidades dentro de um site.
Pode-se dizer que o Open Banking é um grande marketplace de serviços financeiros, onde você pode ter sua conta corrente em um Banco A, realizar empréstimos em uma Fintech B e administrar investimentos em uma corretora C, tudo dentro de um mesmo sistema.
Todo esse procedimento será feito em conformidade com a Lei de Sigilo Bancário assim como com a LGPD, Lei de Proteção de Dados e outras legislações atuantes nessa área.
Open Banking para Pequenas Empresas: é seguro?
O compartilhamento de dados e informações, ainda mais para instituições financeiras, pode parecer arriscado, certo?
Por isso, o Banco Central criou diversas regulamentações visando a segurança da informação envolvida no uso do Open Banking. Para que a empresa possa participar, deve comprovar suas políticas e ferramentas atuantes na proteção de dados e controle de acesso, além de passar por testes periódicos e auditorias.
Todo o processo de troca de informações realizado dentro do ambiente de Open Banking estará protegido pela Lei Complementar do Sigilo Bancário nº105/2001, que veta o compartilhamento de dados para instituições não participantes.
E quais as vantagens do Open Banking para Pequenas Empresas?
Além de revolucionar o mercado financeiro no país, o Open Banking pode trazer diversas vantagens aos microempreendedores. O maior benefício é o aumento da competitividade e democratização entre serviços financeiros, uma área conhecida por ser muito engessada e disponível apenas para poucos.
Empresas e startups como fintechs e carteiras digitais podem criar produtos inovadores, competindo com grandes bancos e, assim, disponibilizar serviços mais adequados às necessidades e alinhados à realidade de uma pequena empresa.
Essa competitividade, consequentemente, irá puxar as taxas para níveis mais justos, gerando preços mais atrativos na contratação de serviços financeiros. As soluções financeiras disponíveis para contratação no Open Banking podem otimizar a gestão financeira de pequenos negócios e melhorar a experiência do cliente com pagamentos nessas empresas.
Alguns exemplos de serviços que podem surgir com o Open Banking e impactar positivamente pequenas empresas são:
- Comparadores de crédito e seguro que ajudam a encontrar o melhor financiamento para a empresa
- Marketplace de créditos, com ofertas personalizadas para o perfil de cada negócio
- Sistemas de gestão financeira que otimizam a rotina de uma organização
- Novas soluções de pagamentos e transações digitais
- Serviços de consultoria financeira e orientação personalizado
Esses e muitos outros serviços ofertados no Open Banking possibilita uma melhora no acesso ao crédito para pequenas empresas, queda de taxas de serviço e um leque de opções de pagamentos digitais que irão tornar a contratação do serviço mais conveniente aos clientes.
Neste momento, a implementação do Open Banking no Brasil encontra-se na fase 3, onde as instituições vão começar a compartilhar serviços de iniciação de pagamento e operações de crédito. Na fase 4, etapa final que tem início previsto para 15/12/2021, serão incluídos no open banking dados de operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta e contas-salário, ampliando ainda mais o escopo de novas soluções.
Se você ainda tem dúvidas sobre a inserção do seu negócio no Open Banking e precisa de uma orientação, entre em contato com a GSV!
Aqui temos uma equipe preparada para te orientar sobre as melhores soluções para sua empresa.
Preencha o formulário em nosso site, ou entre em contato pelos nossos canais:
Tel.: (31) 2527.3244 / 2527.3332 (Belo Horizonte)
WhatsApp: (31) 98305-6535
E-mail: contato@grupogsv.com.br