- 24 de setembro de 2020
- Posted by: Heitor Siman
- Category: Informativo

Quanto vale uma boa ideia? É comum associarmos a inovação com recursos tecnológicos, mas o conceito não se restringe a isso. Inovar no seu negócio tem a ver também com a criação sistematizada de oportunidades, sem depender da sorte ou de um salto de genialidade.
É claro que algumas situações são mais propícias para a aplicação das mudanças. As crises, por exemplo, são desafiadoras, porém, extraem os empreendedores da zona de conforto e os lançam em busca de novos caminhos para a sobrevivência de suas empresas.
Esteja você passando por essa dificuldade, ou não, elaboramos um passo a passo para facilitar o seu processo de inovação. Capacite sua empresa para ser uma fábrica de ideias de alta lucratividade e confiança.
1. Encontre fontes de inovação
Inovar é também saber onde encontrar as melhores oportunidades. Existem meios para encontrar essas ideias tanto dentro quanto fora da organização. Veja a seguir algumas fontes de acontecimentos que podem servir de inspiração:
- eventos inesperados: casos de fracasso ou sucesso, seja de concorrentes ou ocorridos na própria empresa;
- divergências: possíveis lacunas entre o que é oferecido ao cliente e o que de fato ele espera receber;
- necessidades em processos: oportunidades para otimizar, visando redução de custos ou maior qualidade;
- mudanças populacionais: oportunidades ou ameaças ligadas ao envelhecimento da população, migrações entre camadas sociais e demográficas etc;
- alterações comportamentais: mudanças na percepção da sociedade, seja em relação à saúde, educação, espiritualidade, interesses pessoais e profissionais;
- novas tecnologias: uma descoberta que pode abrir passagem para outros produtos, como aconteceu com as impressoras 3D, por exemplo.
2. Permita a geração de novas ideias
Agora que descobrimos onde é possível encontrar insights, é hora de trabalhar o engajamento dos colaboradores, buscando apoio da equipe para encontrar uma ideia viável para alavancar a empresa.
Favoreça o processo criativo dentro da empresa. Capacite os colaboradores e incentive-os a exporem suas dificuldades, bem como sugestões para melhorá-las. Propor reuniões de brainstorming — para garimpar ideias — também é outra boa alternativa.
3. Execute triagens e avaliações
Depois de coletar as ideias, a próxima etapa é verificar quais oferecem potencial de desenvolvimento. Avalie os possíveis benefícios e problemas que seriam gerados com as inovações, escolhendo a que ofereça o melhor saldo positivo.
4. Aplique a inovação, na prática
Elabore um protótipo da ideia escolhida e faça experimentações. Você pode comparar a execução do processo com e sem a inovação. Caso seja um produto, oferte-o para um grupo de clientes e depois colete avaliações. Em alguns casos, esse feedback pode gerar novas ideias para inovar no seu negócio.
5. Torne a ideia escalável
Tudo certo com os testes? É o momento de normatizar ou comercializar a inovação. Se tratando de produtos ou serviços, utilize a etapa para ajustar questões mais técnicas como o valor de mercado ou estratégias de abordagem para aumentar o faturamento.
6. Acompanhe os resultados
Esta fase, de avaliação das métricas de implementação, precisa ser constante, mesmo tendo observado sucesso nos resultados. Permita-se aprender com os possíveis erros e continue também apurando a satisfação dos clientes a cada novo ajuste.
Quando se sabe onde e como buscar novas ideias, estas se tornam uma fonte ilimitada de oportunidades e crescimento nas empresas. Esperamos que você aplique estes 6 passos para inovar no seu negócio e que possa colher seus resultados quanto antes.
Entender como o público pensa é fundamental para avaliar a viabilidade de uma ideia. Aproveite então para descobrir como o comportamento do consumidor pode mudar no pós crise e comece essa etapa agora mesmo.
Quer receber mais direcionamentos estratégicos para a sua gestão como esse? No nosso canal do Telegram você recebe as notícias e direcionamentos mais relevantes para o seu negócio! Entre agora mesmo pelo link: t.me/canalgsv