Gestão Financeira Empresarial: conheça os 5 pilares

A gestão financeira empresarial é uma das responsabilidades mais importantes dos gestores de uma empresa que devem entender as consequências de suas decisões de gestão sobre os lucros, fluxo de caixa e sobre a condição financeira da empresa. 

Uma boa gestão financeira empresarial pode evitar diversos eventos negativos como uma fraude ou uma distorção significativa no fechamento de caixa. Alguns erros podem levar uma organização à falência ou à necessidade de reestruturação de equipe. 

Para te ajudar no controle da sua empresa, nesse artigo você vai conhecer os 5 pilares da Gestão Financeira Empresarial: responsabilidade financeira, controle financeiro, análise financeira, planejamento financeiro e estabilidade financeira.  

  • Primeiro pilar: responsabilidade financeira

Sabemos que no Brasil, em geral, não se aplica educação financeira nas escolas, o que pode trazer problemas de gestão financeira empresarial em grandes ou pequenos negócios.

A responsabilidade financeira é o processo de administrar o dinheiro (e outros tipos de ativos) de uma forma que seja produtiva e funcione no melhor interesse da organização.  Quando você gerencia questões financeiras com responsabilidade, você pode economizar dinheiro, manter seus negócios sob controle e entender a saúde financeira de sua empresa.

Para que você faça a gestão financeira da sua empresa de forma mais responsável, separamos 5 dicas: 

  • Entenda todos os conceitos que envolvem o caixa da organização: pró labore, lucro e outros termos que, em um primeiro momento podem ser confusos, precisam estar claros;
  • Separe as contas bancárias pessoal e empresarial e, de preferência, utilize bancos diferentes para cada uma;
  • Organize, primeiro, suas finanças pessoais. É importante criar, primeiro uma responsabilidade pessoal para depois aplicar na empresa;
  • Defina um pró-labore que esteja de acordo com os ganhos mensais da empresa e com a capacidade de pagamento do negócio;
  • Foco no lucro! É buscando o lucro que o gestor conquista estabilidade financeira.
  • Segundo pilar: controle financeiro

O controle financeiro engloba os procedimentos, políticas e meios pelos quais uma organização monitora e controla a entrada e saída de seus recursos financeiros. O controle financeiro é o centro da gestão financeira empresarial e responsável pela eficácia operacional de qualquer negócio.

Quando falamos de micro e pequenas empresas,85% não sabem o que é gestão financeira e 74% das empresas que fecharam as portas não fazem o controle financeiro regular da organização, segundo dados do SEBRAE e do IBGE. 

A implementação de políticas eficazes de controle financeiro deve ser feita após uma análise criteriosa de processos já existentes e de quais são as  perspectivas futuras de uma empresa. Além disso, é importante garantir que os seguintes quatro passos sejam seguidos: 

  1. Detectar possíveis falhas no caixa e/ou no quadro operacional de um negócio;
  2. Manter todos os dados disponíveis sempre atualizados;
  3. Analisar todos os cenários operacionais possíveis para abranger todos os aspectos da organização;
  4. Fazer previsão e projeção, listando as metas e objetivos futuros do negócio.
  • Terceiro pilar: análise financeira

A análise financeira é o processo de avaliação de negócios, projetos, orçamentos e outras transações relacionadas às finanças da empresa para determinar seu desempenho e fazer uma adequação de gastos. 

Existem dois relatórios fundamentais para esse pilar da gestão financeira empresarial: O Fluxo de Caixa e a Demonstração de Resultado. Esses relatórios irão demonstrar se a empresa é lucrativa, sustentável, líquida e se apresenta caixa suficiente para novos investimentos. 

  • Quarto pilar: planejamento financeiro

Agora que você já tem relatórios, análises e dados em mãos é hora do planejamento financeiro. O planejamento financeiro irá traçar o caminho para determinar como uma empresa conseguirá atingir suas metas e objetivos estratégicos. O ideal é que uma empresa crie um Planejamento Financeiro assim que se define a visão e os objetivos do negócio.

As principais ferramentas consideradas no planejamento financeiro são o fluxo de caixa projetado e o orçamento empresarial. O controle do fluxo de caixa é fundamental para que o planejamento financeiro traçado seja seguido, alinhado ao orçamento que a empresa possui. 

  • Quinto pilar: estabilidade financeira

E, por fim, para que você consiga manter uma boa gestão empresarial, é necessário visar a estabilidade financeira. A estabilidade financeira de um negócio, em uma simples definição, é ganhar dinheiro suficiente com suas operações para pagar as despesas regulares da empresa, criar um equilíbrio no caixa e formar reservas para investimentos ou um possível uso emergencial.

Uma empresa que possui estabilidade financeira é um negócio de sucesso, onde a gestão financeira está sendo feita de forma correta e segura.

Conte com a GSV

Precisa de ajuda para organizar sua empresa financeiramente? O Grupo GSV reúne profissionais altamente qualificados para atender com excelência sua empresa. São mais de 20 anos de experiência e expertise para fornecer uma solução completa, especializada e adaptativa para cada negócio.

Solicite  uma consultoria gratuita agora mesmo e entenda como gerir o seu negócio de forma saudável e eficiente. 



Deixe um comentário

Precisando de ajuda?