Contabilidade Consultiva x Contabilidade Convencional: qual a melhor para sua empresa?

A contabilidade consultiva vai muito além de apenas conferir saldos e calcular impostos. Ela permite que o contador fique mais próximo dos clientes e atue de maneira estratégica e personalizada, auxiliando na tomada de decisão de forma racional e planejada.

Essa modalidade possibilita um diagnóstico assertivo e, consequentemente, soluções mais focadas e eficazes, que irão trazer melhores resultados para as empresas em menos tempo e com menores riscos. 

Com a contabilidade consultiva é possível identificar dificuldades financeiras em uma empresa, e, dessa forma, evitar que possíveis problemas se tornem mais graves. Dessa forma, o negócio se mantém no mercado e pode crescer.

Nesse post, você vai entender qual é a  diferença entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional.

O que é contabilidade consultiva? 

A contabilidade consultiva foca no desempenho e nos resultados do cliente. Esse serviço vai além da escrituração e não se atém à demonstração de balanços, à apresentação de lucro ou outros relatórios que são comuns no setor.

Com a contabilidade consultiva, o contador contratado para o serviço atua como um parceiro essencial para o sucesso do negócio, sempre sugerindo melhorias e orientando o gestor sobre a situação financeira. Tudo isso de forma individual e personalizada, entendendo as necessidades de cada empresa.

Entre as principais tarefas que o contador consultivo assume, está a identificação de situações de insolvência financeira; mapeamento de oportunidades para que a falência não ocorra e soluções para que uma empresa consiga gerar mais valor.

A contabilidade consultiva, geralmente, utiliza tecnologia e inovação para agilizar as tarefas do dia a dia e se manter conectada ao cliente. Isso evita atividades repetitivas e libera mais tempo para as questões estratégicas.

Diferença entre contabilidade convencional e contabilidade consultiva

A contabilidade convencional já pode ser considerada obsoleta. Isso porque possui uma visão voltada somente para requisitos legais, enquanto a contabilidade consultiva abrange uma visão global, com mais oportunidades.

Enquanto a contabilidade consultiva já está adaptada para a era digital, a contabilidade convencional usa somente a tecnologia necessária para entregar serviços básicos, além de não oferecer informações suficientes para ajudar na tomada de decisões do empreendedor. 

Outro ponto importante, é que a contabilidade consultiva é feita estrategicamente focada no crescimento do negócio, com base em relatórios de desempenho, diagnósticos e apoio na gestão financeira. Já a contabilidade tradicional realiza o processo de fluxo de caixa e gestão de orçamento sem analisar informações, apenas focada em cumprir prazos e entregar serviços básicos. 

Benefícios da contabilidade consultiva

Com a contabilidade consultiva, você garante inúmeros benefícios para a sua empresa. As principais vantagens desse serviço são: 

  1. Informação confiável e análitica para auxiliar na tomada de decisões;
  2. Agilidade das soluções digitais, usando a tecnologia como base para prestar serviços estratégicos;
  3. Atendimento personalizado, atendendo os objetivos de cada empresa;
  4. Disponibilização de relatórios análises econômico-financeiras que deixam clara a situação do seu negócio;
  5. Apoio de contadores com amplo conhecimento de mercado. 

Contabilidade Consultiva GSV

A GSV oferece um serviço especializado de contabilidade consultiva, disponibilizando aos nossos clientes serviços na área de contabilidade em geral, consultoria empresarial, consultoria trabalhista e planejamento tributário.

Preencha o formulário em nosso site, ou entre em contato pelos nossos canais: 


Tel.: (31) 2527.3244 / 2527.3332 (Belo Horizonte)

WhatsApp: (31) 98305-6535

E-mail: contato@grupogsv.com.br



Deixe um comentário

Precisando de ajuda?