- 16 de julho de 2020
- Posted by: Heitor Siman
- Categories: Crise do Covid-19, Informativo

A pandemia Covid-19 e suas implicações transformaram o comportamento do consumidor, isso é notório. No entanto, as consequências desse fato ainda são uma incógnita para os empresários na maioria dos setores.
Como os clientes farão suas compras neste “novo normal”? Suas preferências e prioridades foram alteradas? Como manter o negócio competitivo em um cenário tão imprevisível? Essas são apenas algumas das principais dúvidas que têm surgido.
Reunimos aqui uma série de cenários e possibilidades que podem responder essas perguntas e facilitar o seu planejamento para os próximos meses. Acompanhe!
O que é e por que entender o comportamento do consumidor?
De maneira bem resumida, o estudo do comportamento do consumidor é uma análise do porquê, como, quando e onde um determinado público decide adquirir produtos e serviços. Para isso, são verificados fatores psicológicos, sociais e econômicos, bem como a reação do indivíduo e de seu grupo a determinadas mudanças.
Empresas que buscam entender e acompanhar as tendências de consumo aprimoram sua capacidade de vender e de reter atuais clientes. Sem contar que ao tomar essa iniciativa, melhoram também a sua capacidade de planejamento e de tomada de decisão perante uma crise ou oportunidade dentro do mercado de atuação.
Quais mudanças já foram observadas nos consumidores?
Especialistas — como a líder de negócios globais Kristina Rogers — apontam que os consumidores estão mais cautelosos. É notório que muitos deixaram para comprar produtos não essenciais em outro momento, com destaque especial para quem pertence à classe C.
Uma pesquisa realizada pela executiva em sua consultoria aponta que apenas 9% de seus entrevistados aumentarão o nível de gastos no futuro. Por outro lado, 62% afirmam priorizar empresas que geram impacto social positivo na hora da compra, reforçando a ideia de valorização das marcas e de suas ações.
No entanto, não há como negar que o fator preço terá uma influência maior para os próximo meses. Isso se dará em função do achatamento do poder aquisitivo e o aumento percebido nos índices de preço ao consumidor.
Outro ponto interessante observado por Hélio Rotenberg, CEO do Grupo Positivo, é o crescimento na aquisição de computadores, em parte incentivado pelo trabalho em home office. As compras online também aumentaram, embora não se saiba se essa é uma tendência que perdurará após abertura do comércio tradicional.
Como se adequar para novas tendências de consumo?
Embora as consequências da pandemia afetem de maneira diferente cada modelo de negócio — alguns foram até favorecidos — é importante destacar a necessidade de se adaptar às novas necessidades do consumidor.
Mesmo com a MP 936 e suas ações de proteção ao emprego muitos trabalhadores perderam a fonte de renda, sem contar o que estão mais cautelosos para adquirir novos produtos, ainda que com o trabalho assegurado. Uma boa saída pode ser a oferta de crédito com juros menores e maior prazo para incentivar esse público.
Vimos que o comportamento do consumidor foi fortemente impactado pelos últimos acontecimentos e as mudanças podem durar indefinidamente. Empresas e gestores devem se manter no estudo e no preparo para diversos cenários. Relacione tais tendências com seu segmento de atuação, acompanhando de perto quais delas se manterão. Utilize informação e conhecimento para favorecer o seu negócio.
Falando nisso, confira também nosso artigo sobre como se preparar para o pós-crise. Entenda como utilizar as adversidades a seu favor!