- 14 de maio de 2021
- Posted by: Heitor Siman
- Categories: Crise do Covid-19, Informativo

Com uma crise de longo prazo se desenrolando e ainda mais incertezas rondando a cena empresarial, a grande pergunta que fica é: como adaptar o negócio e continuar empreendendo durante a pandemia? Os últimos acontecimentos evidenciam a necessidade de inovar e priorizar o cliente, reinventando até mesmo o core business.
Afinal, processos mais rígidos e engessados tendem a não sobreviver em cenários de constantes mudanças. Muitos dos que se flexibilizaram para atender as demandas do novo normal não somente mantiveram suas portas abertas como viram o faturamento crescer, e muito.
Quer minimizar os efeitos da crise e fazer parte deste grupo? Continue a leitura e confira nossas dicas!
Conheça o seu cliente
Colocar o cliente no centro já era tendência muito antes do Covid-19. Empresas que adotaram a metodologia, perceberam rapidamente a necessidade de ajustar operação e vendas para as novas necessidades do consumidor. Assim, conseguiram faturar mesmo com os decretos emergenciais.
O isolamento social tem gerado mudanças no comportamento e na rotina das pessoas. Acompanhe de perto a reação e necessidade do seu público frente a elas. Podem surgir oportunidades para não somente adaptar o negócio durante a pandemia como também melhorar seus resultados.
Pense em novos formatos de atendimento
Facilitar a jornada do cliente é realmente o melhor caminho para crescer, mesmo que o processo transforme toda a sua estrutura ou resulte na criação de novos produtos. Comece a utilizar os canais online — redes sociais, marketplaces, aplicativos de mensagem — para ofertar suas soluções.
Flexibilize também os horários de atendimento e a disposição dos produtos na loja. Se possível, realize suas entregas por delivery e drive-thru, seguindo todos os protocolos de saúde e higiene.
Reforce a presença digital do negócio
A pandemia evidenciou a tendência de fusão entre a vida virtual e física. Em 2020, as vendas por e-commerce cresceram 47%, a maior alta em 20 anos. Construir uma estratégia no cenário digital é imprescindível para continuar empreendendo. Criar uma força tarefa para agilizar a inserção da marca e vendas por meio da internet, também.
Mobilize a equipe
Seus funcionários precisam compreender os novos rumos do negócio, de modo a seguir e aplicar sua nova estratégia. Treine a equipe tanto para vender quanto para lidar com o consumidor durante a pandemia. A performance da equipe tem total relação com o crescimento da empresa durante e após o período.
Transmita segurança para o público
As pessoas precisam confiar na sua marca para continuar consumindo, ainda mais na pandemia. Por isso, comunique aos seus clientes que sua empresa está tomando todos os cuidados necessários para proteger a saúde de todos. Isso inclui o uso de máscaras, protocolos de distanciamento, higienização de produtos, entre outros.
Invista em um planejamento para crises
Enquanto coloca essas medidas de adaptação em prática, aproveite para traçar uma estratégia de contenção e gestão de crises. Crie planos para gerenciar oscilações econômicas, possíveis danos à imagem e diretrizes para conduzir a sua contabilidade e financeiro nas adversidades.
Entender como adaptar o seu negócio durante a pandemia é algo relativamente simples. A prática, contudo, exigirá uma saída drástica da zona de conforto, visão das oportunidades e resiliência para se ajustar a cada jogada. Seguindo essas dicas você terá um norte e caminhará tranquilamente até a recuperação.
Falando nisso, você já montou um planejamento para continuar crescendo após esse problema? Comece entendendo como o comportamento do consumidor pode mudar no pós crise!