Como aumentar o faturamento da empresa durante uma crise?

Uma preocupação dos empresários quando a crise chega é como manter a empresa em pé durante o período. Muitos esperam queda nas vendas e focam em realizar uma melhor gestão de custos, a fim de equilibrar o caixa. O que nem todos sabem é que é possível aumentar o faturamento mesmo nos períodos de dificuldades.

Vender em um momento de retração no consumo não é nada fácil. É preciso rever o planejamento e incluir novas táticas para reter, atrair e até mesmo reconquistar clientes antigos. Com isso, além de diminuir as preocupações da mente, você deixará sua operação saudável e pronta para cenários que surgirão após o desafio.

Confira a seguir algumas dicas para fazer sua empresa vender mais e crescer durante a crise!

Investir em inbound marketing 

Nesse momento em que o consumidor está mais cauteloso ao efetuar novas compras, é importante ampliar os canais de aquisição de clientes. Uma alternativa para isso é investir no inbound marketing (marketing de atração) como alternativa de publicidade online.

O objetivo do modelo é conquistar público e convertê-lo posteriormente em clientes. Para tal a empresa deve investir na criação de conteúdos digitais como vídeos, e-books, stories e outros materiais relacionados ao seu segmento e interesse dessas pessoas. 

Construa também um funil de vendas para estruturar a estratégia. Entregue conteúdos mais engajados para os leads que demonstraram interesse, de modo que eles evoluam até a conversão em venda.

Cuide dos seus clientes 

Coloque dentro do seu planejamento estratégico algumas ações para fortalecer e estreitar o relacionamento com seus clientes atuais. Você pode oferecer descontos, promoções exclusivas para novas compras ou participação em programas de fidelização

Até mesmo uma flexibilização nas condições de pagamento podem fazer com que continuem consumindo ou aumentem o ticket médio a cada compra. Medidas assim demonstram que sua empresa se preocupa com a situação do cliente e tendem gerar engajamento.

Retome o relacionamento com clientes antigos

Da mesma forma, corra atrás dos seus clientes antigos, aqueles que efetuaram uma única compra ou contratação esporádica. Procure iniciar uma conversa, verificando se precisam de algo novo ou informando que seu negócio está a disposição para o que precisarem.

Esse contato pode ser iniciado com um disparo de e-mail para uma lista pré segmentada, envio de SMS ou ainda por telefone. Inclua nesse trabalho também seus contatos de prospecções perdidos. Você pode encontrar futuros clientes nesse grupo, ainda que no passado a negociação tenha se esfriado por algum motivo.

Fortaleça o networking e as parcerias

Para aumentar o faturamento durante a crise procure parcerias estratégicas. O momento é bastante propício para unir forças com empresas que ofereçam produtos ou serviços complementares aos seus. 

Com isso, as duas empresas têm acesso a uma nova fonte de clientes, além de oferecerem uma solução mais completa seus respectivos públicos. Se você ainda não tem esse tipo de contato, a participação em reuniões e eventos pode ajudar.

Faça benchmarking para aumentar o faturamento 

Acompanhar o que os concorrentes andam fazendo é fundamental para se manter competitivo, principalmente durante uma crise atípica como a que foi gerada pelo COVID-19.

Estudo cases de empresas do seu segmento, focando em suas ações de prospecção. Veja também a postura adotada por elas para transmitir confiança aos clientes em situações semelhantes, entre outros pontos.

Aposte no Social Selling

As redes sociais contribuem para manter sua marca presente e gerar relacionamento, mas não é só isso. Plataformas como o Instagram, Facebook e Linkedin permitem expor seus produtos e alcançar clientes de maneira escalável. Aproveite-as redes para ampliar seu potencial de vendas no online.

Essas foram algumas técnicas para aumentar o faturamento e conquistar clientes, mesmo em um período de crise financeira e social. Esperamos que elas ajudem sua empresa a lucrar e obter resultados relevantes. Entretanto, fique à vontade para testar outras possibilidades conforme o seu modelo de negócio e realidade. 

Agora que você adquiriu conhecimento para melhorar suas vendas, acompanhe também como preparar sua empresa para o pós crise. Continue nessa jornada de sucesso!

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