- 17 de janeiro de 2020
- Posted by: Heitor Siman
- Categories: Informativo, Marketing e Comunicação

Se você fez ou está concluindo o planejamento do próximo ano deve ter percebido como é importante se antenar nas tendências de marketing. Afinal, é na área que se concentram as estratégias para captar e reter atenção do público, gerando proximidade para a conversão em vendas.
Basta uma breve pesquisa na internet para o empresário se ver perdido entre tantos termos e estratégias que parecem ideais para grandes corporações, não para seu negócio. Se este é o seu caso, saiba que as plataformas e ferramentas estão cada vez mais otimizadas para a realidade das PME’s.
Quer descobrir 6 ações de marketing que têm tudo a ver com a sua empresa e podem melhorar ainda mais seu posicionamento no mercado? Continue a seguir e confira!
1. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio surgiu em meados de 2017 e a perspectiva é que a adesão a ferramenta cresça ainda mais em 2020. O sistema é gratuito, voltado para o ranqueamento orgânico de pequenas e médias empresas e melhora a visibilidade de negócios locais para o público.
Além de informações básicas, como horário de funcionamento, canais de contato etc, a cada mês são implementados novos recursos na plataforma, como a inserção de vídeos promocionais e integração com a posição física de estoque. Se deseja aparecer nas primeiras posições quando procurarem seu produto na web, não pode deixar de utilizá-lo.
2. Transparência nas ações
O público moderno não busca apenas produtos ou serviços, mas marcas que transmitam valores parecidos com os seus. Essa tendência de marketing não é voltada apenas para as gigantes da propaganda, mas para empresas menores, que precisam cativar público e vender de maneira recorrente.
Para reforçar a validade de suas ações, agir com transparência é fundamental. Por isso, mantenha uma comunicação clara, expresse sua missão, visão e seja transparente sobre o uso de dados do público, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Abrir espaço para feedbacks de clientes também favorece esse relacionamento.
3. Humanização do marketing digital também é uma das tendências de marketing
Depois de anos estruturando tecnologia e processos, a maior tendência do marketing na atualidade é a humanização. Seja nos contatos por e-mail, redes sociais ou no contato direto, a relação com o público deve se pautar sempre na emoção, empatia e ética. Em alguns casos, é preciso até rever a cultura interna e capacitar funcionários para atenderem nesse novo modelo.
4. Aplicativos de mensagem privada
Ainda nessa onda de humanização, o uso de sistemas de mensagens como Whatsapp, WeChat e outros, como canal de contato e vendas, tende a crescer em 2020. Em breve, esses aplicativos poderão até mesmo receber pagamentos e o engajamento costuma ser alto. Apenas tome cuidado para não cansar o público com mensagens invasivas e excesso de disparos.
5. Uma das tendências de marketing é o conteúdo em áudio
Se você ainda não trabalha com marketing de conteúdo para gerar leads e amadurecer seu público, deve começar quanto antes. A novidade agora é o uso de players que rodam o conteúdo escrito em áudio, ideal para captar a atenção daqueles mais apressados. Pense também na criação de podcasts, cujo consumo nos Estados Unidos triplicou na última década.
6. Social Commerce
Não há como citar tendências de marketing sem mencionar as vendas via redes sociais. Essa é uma ótima maneira de criar presença onde o público está, reforçando significativamente o faturamento. Publicação de vídeos, stories e o uso de social ads continuam em alta nos próximos anos.
Após conhecer melhor cada uma, qual dessas 6 tendências de marketing você pretende implementar no seu negócio? Embora algumas já estejam em pauta há algum tempo, 2020 tem tudo para ser palco para consolidação e não podem ser desconsideradas. Não deixe de utilizar todas em sua estratégia de atração e vendas com para se destacar ainda mais dos seus concorrentes.
Para colocar tudo isso em prática, você precisará de um time coeso e motivado. Sabia que tais competências dependem, em grande parte, da postura do gestor? Aproveite e conheça então o papel do líder na motivação da equipe!