Qual o papel do líder na motivação da equipe?

A importância e o papel do líder em uma empresa

O papel do líder em uma organização é árduo e desafiador, seja ao planejar ações em qualquer cenário ou alcançar as metas propostas, seu sucesso — e do negócio — está diretamente ligado ao bom desenvolvimento e motivação da equipe. Engajar pessoas não é tarefa fácil, mas pode ser plenamente alcançada com algumas mudanças de posicionamento.

Para conseguir desempenho e garantir que seus liderados atinjam os objetivos máximos da organização, a liderança moderna precisa compreender a necessidade de bem-estar de sua equipe. A melhora do clima organizacional, comunicação e postura do gestor contribuem para isso.

Pensando em aprofundar o tema e aprimorar o crescimento da sua organização, listamos alguns pontos que fazem parte das atribuições de um líder incentivador e não podem ser ignorados. Confira!

Inspirar e desenvolver talentos

Equipes de alta performance são fundamentais para os ganhos do negócio. Esse desenvolvimento é papel de cada líder encarregado pelos diferentes setores da organização, pois é ele que, tem envolvimento direto e conhece melhor as entregas e perfil de cada colaborador. 

Para fazer com que seus colaboradores entreguem mais do que somente o solicitado, procure desenvolver o protagonismo desses profissionais, reconheça as qualidades e o potencial de cada um. Também é preciso recompensá-los com promoções, bonificações ou outros benefícios não financeiros.

É papel do líder delegar com inteligência

Delegar tarefas é muito mais do que um jogo entre quem manda e aqueles que obedecem. Um bom líder também sabe delegar responsabilidades e tomar para si o comprometimento pelos resultados, sejam eles positivos ou negativos. Com isso, além de motivar os funcionários com essa postura, o gestor agrega valor, transparência e outros benefícios para boa gestão.

Ele deve ter participação ativa dentro da equipe, saber quais são suas necessidades, desafios e se comprometer a fazer o possível para garantir o sucesso de todos. Tudo isso sem ditar regras intransigentes nem deixar de lado as metas e interesses da cúpula. 

Oferecer e se dispor a receber feedbacks

Um feedback bem construído tem o poder de educar, corrigir e motivar uma pessoa a entregar seu melhor pela empresa. Por outro lado, a repreensão excessiva ou mal calculada gera conflitos, inibe a criatividade e até mesmo prejudica o bom desempenho dos outros colaboradores.

Por isso, todo feedback — inclusive aqueles dados durante um processo de demissão de funcionários — devem ser oferecidos para o crescimento do indivíduo, elencando os aspectos de valor antes de propor pontos de melhoria. Da mesma forma, é papel do líder saber ouvir a equipe, refletir e ajustar seu comportamento conforme as demandas do grupo.

Ter empatia pelos colaboradores

Além de saber se relacionar, o líder deve entender a necessidade de seus liderados. Se na teoria parece complicado, na prática, basta tratar sua equipe como gostaria de ser tratado. Dentro desse critério, está a necessidade de reconhecer a curva de aprendizado de cada um, investir em treinamentos e sempre estar aberto ao diálogo e à compreensão.

Motivar é mais que um papel do líder moderno, é um princípio milenar fundamental para uma gestão eficiente. Além de aplicar as sugestões aqui dispostas, procure também conhecer seus liderados para criar uma conexão  que possa gerar identificação, admiração e comprometimento da equipe em todas as ações propostas.

Aproveitando que o assunto da vez foi o time da organização, confira como calcular os custos de um funcionário e não permita que excessos na folha de pagamento prejudiquem o crescimento da sua empresa!



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