- 26 de abril de 2023
- Posted by: Heitor Siman
- Categories: Imposto de Renda, Tributário

A corrida pela Declaração do Imposto de Renda deste ano já começou. Você sabe quais são todos os gastos dedutíveis no imposto de renda? É preciso estar atento, principalmente com as mudanças feitas pela Receita Federal para o IR de 2023.
Existem algumas deduções que podem ser feitas e muita gente não tem conhecimento, seja por falta de informação ou de tempo para correr atrás desses detalhes. Por isso, separamos 7 deduções que podem ser feitas no seu imposto de renda e você não sabe. Dessa forma, você pode realizar a declaração de forma mais justa, reduzindo o IR a pagar ou aumentando o valor a restituir.
O que são gastos dedutíveis no Imposto de Renda?
Gastos dedutíveis no Imposto de Renda são despesas que podem ser subtraídas do valor total dos rendimentos tributáveis de uma pessoa física ou jurídica, reduzindo assim a base de cálculo do imposto devido. Essas deduções são permitidas pela legislação tributária e podem variar de acordo com a categoria de contribuinte, como pessoas físicas ou empresas.
No contexto do Imposto de Renda de pessoa física, alguns exemplos de gastos dedutíveis incluem despesas com saúde, como consultas médicas, exames, internações hospitalares e planos de saúde; despesas com educação, como mensalidades de escolas e universidades; contribuições para previdência social oficial, como INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); doações a entidades beneficentes e filantrópicas; pensão alimentícia judicial; entre outros.
Já no caso do Imposto de Renda de pessoa jurídica, os gastos dedutíveis podem incluir despesas com a atividade econômica da empresa, como salários, aluguel, energia elétrica, água, telefone, material de escritório, depreciação de bens, entre outros.
7 deduções que podem ser feitas e muita gente não sabe
Cirurgia Plástica
A Receita Federal permite que o contribuinte deduza gastos de cirurgia plástica no Imposto de Renda, seja ela reparadora e reconstrutora ou apenas por questões estéticas, todas podem ser abatidas, sem limite de valor. Mas, é claro, é preciso apresentar os comprovantes dos valores gastos no hospital.
Marca- Passo
Você também pode deduzir o valor gasto na compra e colocação do marca-passo (aparelho que regula o funcionamento do coração). No entanto, para que a dedução seja feita, o equipamento deve estar incluído na conta do hospital ou no comprovante emitido pelo médico.
Próteses Dentárias
Despesas com próteses dentárias como dentaduras, coroas e pontes ou gastos com colocação e manutenção do aparelho dentário também podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Estas despesas, no entanto, precisam ser comprovadas em nota emitida pelo dentista. A regra também se aplica para a compra do aparelho.
Massagista
Despesas com massagistas, enfermeiros ou assistentes sociais também podem ser dedutíveis, desde que o contribuinte ou seu dependente tenham passado por internação e que estes gastos estejam incluídos na fatura emitida pelo hospital.
Cadeira de rodas
Gastos realizados na compra de cadeira de rodas também podem ser realizados, de acordo com as novas regras da Receita Federal. O valor deve ser informado na declaração como “Despesa Médica”.
Calçado Ortopédico
Calçados e palmilhas ortopédicos, assim como braços e pernas mecânicos, também podem ser deduzidos no Imposto de Renda. Eles devem ser informados como “Despesas Médicas”.
Médico no Exterior
Quem realiza tratamentos ou procedimentos médicos no exterior pode deduzir esses gastos no Imposto de Renda, desde que tenha como comprová-los. As despesas com hospedagem e passagem, no entanto, não são dedutíveis.
É importante destacar que as deduções são limitadas por regras específicas estabelecidas pela legislação tributária, e nem todos os gastos são passíveis de dedução.
Portanto, é fundamental consultar a legislação vigente e contar com o auxílio de um contador ou profissional especializado para garantir que apenas os gastos efetivamente dedutíveis sejam considerados na declaração do Imposto de Renda.
Entre em contato com a GSV pelo site e solicite uma consultoria gratuita.