- 26 de setembro de 2022
- Posted by: greensignal
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Além de uma boa ideia e muito trabalho, o sucesso de uma empresa depende de ferramentas estratégicas que a ajudem a se desenvolver.
Essas ferramentas são essenciais para conduzir as tomadas de decisões do negócio a fim de alcançar os objetivos e metas que o gestor quer atingir.
Por isso, nesse artigo você irá conhecer três ferramentas fundamentais para que uma empresa consiga alcançar o sucesso e, o mais importante: se mantenha no topo.
Planejamento tributário
O planejamento tributário é uma ferramenta de gestão que visa diminuir o pagamento de tributos por uma empresa por meio de um conjunto de sistemas legais.
Por meio dele, é possível diminuir de forma lícita a quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo com a ajuda de estratégias, ações e estudos elaborados em cima da realidade de cada organização.
Além disso, você evita qualquer transtorno referente à falta de pagamento de tributos ou irregularidades fiscais e pode ainda recuperar impostos pagos sem necessidade.
Dentre outros benefícios, essa ferramenta garante:
– Evitar gastos desnecessários, evitando o pagamento de impostos superior ao que se deve;
– Diminui riscos de atuação, sem deixar passar alguma taxa ou tributação;
– Economia de recursos e ganho de benefícios, para aproveitar créditos e benefícios fiscais;
– Previsibilidade e tranquilidade para voltar sua atenção para outros segmentos da empresa;
Revisão fiscal
A revisão fiscal é uma ferramenta que tem como objetivo analisar e auditar o comportamento fiscal de uma empresa a fim de deixar tudo de acordo com a legislação fiscal regente.
Essa revisão considera todos os elementos relacionados à área fiscal da empresa como impostos, notas fiscais, obrigações acessórias, escrituração fiscal, entre outros. A intenção é verificar se existem créditos fiscais e, assim, garantir o alinhamento da carga tributária de um negócio.
Dentre as vantagens da revisão fiscal, os principais são:
– Recuperação de créditos tributários pagos indevidamente aos órgãos de arrecadação de receita, aumentando o caixa da empresa.
– Adequação conforme a legislação fiscal vigente a fim de evitar penalidades e multas;
– Economia para a empresa, garantindo mais dinheiro em caixa e investimentos na melhoria dos processos.
Compliance
O compliance é a área da empresa responsável por garantir o cumprimento de normas e procedimentos internos da organização, além de parcerias éticas, seja com o setor público ou privado e seus fornecedores.
Dentre as responsabilidades dessa ferramenta operacional, as principais são: desenvolver programas de conformidade, revisar as políticas da companhia e aconselhar a administração sobre possíveis riscos.
Os benefícios da área de compliance dentro da empresa são inúmeros, mas, dentre os principais, estão:
- Transparência: além de reduzir riscos judiciais, a atuação do compliance melhora a imagem do compliance no mercado e também diante de seus colaboradores;
- Prevenir riscos corporativos: o compliance aumenta o nível de proteção contra multas e sanções e educa os colaboradores quanto à legislação;
- Vantagem competitiva: o compromisso da empresa com a lei e a ética é repassado aos colaboradores, ajuda a criar uma cultura organizacional de respeito irrestrito às normas aplicáveis;
- Credibilidade no mercado: ao aplicar a cultura de compliance, a companhia se garante com uma imagem de quem preza pela honestidade e pelo respeito às normas impostas por agências reguladoras.
Com o compliance, a empresa reduz também riscos vinculados a demandas judiciais, administrativas e imposição de multas.
Consulte o time GSV, estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e encontrar a melhor solução para o seu negócio. Solicite uma consultoria gratuita agora mesmo.