- 4 de outubro de 2021
- Posted by: greensignal
- Categories: Economia, Gestão Comercial

A vacinação no Brasil está avançando, a economia está voltando a girar, mas e a sua empresa está preparada para o fim da pandemia?
Mesmo que os países estejam avançando para o término desse período de crise econômica e sanitária no mundo, as organizações estão se preparando para um longo período de incertezas, já que não se sabe como será o chamado “novo normal” pós pandêmico.
Por isso, é necessário antecipar-se ao fim da pandemia e já colocar em prática ações de avaliação de risco, tomadas de emergência, planos e divisão de trabalho, e, acima de tudo, organizar um método positivo e padronizado de comunicação e informação para funcionários, clientes, parceiros e fornecedores.
Como será “o novo normal”
É difícil prever o que virá com o fim da pandemia, inclusive na economia, negócios e mercado de trabalho, mas, em um ponto, todos os especialistas concordam: nada será igual.
Assim como, no início da pandemia, os negócios precisaram se adaptar rapidamente com serviços online, trabalho remoto e implantar métodos de entrega, por exemplo, a mudança pode assustar no início, mas as transformações serão necessárias para qualquer empresa.
Quem se preparar para essa mudança estará um passo à frente da concorrência e conseguirá se estruturar para o pós pandemia mais rapidamente.
Separamos algumas dicas de como você pode dar o primeiro passo para a mudança pela qual o mundo dos negócios irá passar com o fim da pandemia:
- Capacitação dos colaboradores
O mercado de trabalho passou por uma transformação intensa e repentina desde o início da pandemia. A adaptação para o trabalho remoto, a maior atenção no atendimento e comunicação com o cliente e a experiência de compra, por exemplo, foram fatores decisivos no sucesso das empresas durante esse período.
As organizações com profissionais mais capacitados para esses desafios saíram na frente. Por isso, é importante que os gestores já busquem novas tendências e soluções para treinamento e capacitação dos seus profissionais, preparando a equipe para as novas demandas e necessidades do consumidor.
- Geração de valor para o cliente
Nunca se falou tanto em experiência do cliente. As empresas que se mostraram mais humanas e preocupadas com a satisfação dos consumidores se destacaram na pandemia. Isso gera e agrega valor ao produto que está sendo vendido ou ao serviço oferecido.
Por isso, é importante que se estude o comportamento do consumidor, quais são as suas necessidades, seus impedimentos, suas dúvidas e o que está influenciando as pessoas a comprarem.
Preste atenção no hábito de comprar online, por exemplo. Muita gente aderiu ao método por necessidade, mas não irá deixar de lado após o fim da pandemia. E os canais de atendimento da sua empresa, como estão? Esses fatores vêm sendo decisivos para o consumidor e devem ser considerados.
- Presença digital
Talvez esse tenha sido o maior ponto de transformação no período da pandemia. Sua empresa precisa ter presença digital ou, do contrário, perderá espaço para a concorrência que está se preocupando com isso.
Hoje, a necessidade de estar online é de todo o nicho, independente da área de atuação. É assim que as pessoas te encontram, conhecem seu produto ou serviço e enxergam credibilidade no que é ofertado.
Por isso, invista em um bom site e em redes sociais, além do atendimento via chat ou WhatsApp, mesmo com o fim da pandemia. A presença digital faz muita diferença na decisão de compra e também na contratação de um serviço, além de te conectar com o consumidor.
- Faça um bom plano de negócio
Agora está na hora de elaborar uma análise do cenário atual, avaliar a situação da sua empresa e do mercado e pesquisar sobre o que a concorrência está fazendo, tanto no online quanto no offline.
Tenha certeza que você tem o fluxo de caixa sob controle e faça a simulação de diferentes cenários (crises x oportunidades) para então traçar metas palpáveis para o seu negócio.
Um planejamento financeiro, fiscal e contábil é fundamental para que sua empresa volte a crescer após a pandemia, superando os impactos deixados por esse período.
Por isso, diante tantas questões e incertezas, você precisa de ajuda profissional para entender como reagir ao “novo normal” e te colocar no caminho para a recuperação e o sucesso.
A GSV está pronta para te ajudar a avaliar os riscos e esclarecer mecanismos de resposta a emergências, planos e bens além de estabelecer métodos para melhor comunicação interna e externa e padronização das atividades.
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