- 28 de maio de 2021
- Posted by: Heitor Siman
- Categories: Crise do Covid-19, Economia, Financeiro, Gestão Comercial

Compreendemos como fundo de reserva a preservação de um percentual de caixa, responsável por cobrir despesas extras e imprevistos. Podemos aplicar essa definição tanto para as finanças pessoais quanto empresariais. O recurso indispensável para a liquidez de ambos.
A verdade é que são poucos os empresários e administradores que conseguem criar um fundo de reserva. Seja o problema cultural ou vinculado às dificuldades de manter um negócio funcional no Brasil, o recurso é indispensável. Com ele, sua empresa terá fôlego para atravessar uma crise econômica, ou resolver um passivo trabalhista inesperado.
Ter uma reserva financeira parece um sonho impossível para a sua empresa? Confira algumas informações que podem ajudar!
Por que sua empresa deve ter um fundo de reserva?
Pode ser que as razões que citamos logo no início não o tenham convencido por completo. Tudo bem! Criamos uma lista de bons motivos para levar a estratégia do fundo emergencial a sério:
- ajuda na contenção de despesas: se o objetivo do fundo ‘e cobrir as despesas da empresa por certo período, o ideal é planejar e decidir quais gastos manter e quais podem ser otimizados;
- facilita o pagamento de rescisões e acordos trabalhistas: e se você tiver que demitir um mau funcionário repentinamente e não puder arcar com a multa rescisória? O que fazer caso o colaborador entre com uma ação judicial. Ter uma reserva financeira é essencial nesses casos;
- provisiona o pagamento do 13º salário: feita mensalmente, a provisão do benefício e evita surpresas no final do ano;
- colabora com o pagamento de impostos e evita a suspensão das atividades: planejando o fundo de reserva em conjunto com a contabilidade, você terá uma provisão para arcar com multas inesperadas.
Como criar uma boa reserva de emergência?
Para começar, considere o montante de reserva que o seu negócio precisa. Especialistas em finanças recomendam que o empreendedor tenha o equivalente entre 6 e 12 meses de suas despesas mensais guardadas.
Essa quantia pode parecer irreal no princípio, mas você pode montar um planejamento e construir essa reserva gradativamente. Pense que quanto maior for o valor guardado, mais preparado seu negócio estará.
Não esqueça de considerar todas as despesas básicas das fixas as eventuais. Afinal, mesmo com uma crise repentina e alguns cortes de gastos você ainda terá uma certa estrutura para gerenciar.
Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo. Para contê-la, sua reserva de emergência deve permanecer aplicada em algum produto de investimento com boa liquidez.
Procure algo que o proteja da inflação, mas não exponha o capital a grandes riscos. Títulos de CDB, LCA, Tesouro Direto ou fundos de Renda Fixa podem ser boas alternativas, mas é importante pesquisar como anda o mercado no momento da aplicação.
Conduzir uma empresa expõe o gestor a diversos riscos, mas é possível minimizá-los. Construir um fundo de reserva é fundamental para preservar a saúde financeira e se proteger contra as adversidades. Além disso, acompanhe sempre as oscilações do fluxo de caixa e peça ajuda ao contador para provisionar seus gastos corretamente.
Falando no contador, como anda a situação do seu Imposto de Renda? Confira aqui por que você deve delegar o preenchimento da declaração a um profissional de confiança!