- 23 de dezembro de 2020
- Posted by: Heitor Siman
- Categories: Liderança e Gestão, Recursos Humanos

As últimas mudanças sociais e econômicas colocaram em evidência o home office, modelo de trabalho que já era desejado por muitos. Mesmo com a necessidade devido ao isolamento social e os benefícios aparentes, a transição ainda pode ser desafiadora, tanto para a empresa quanto para o trabalhador.
Se de um lado surgem dúvidas sobre a capacidade de gerir uma estrutura remota, de outro, a flexibilidade de horários e possíveis distrações ameaçam o rendimento e a produtividade. Cabe ao gestor verificar todos os prós e contras antes de tomar a melhor decisão para sua operação e negócio.
Nosso papel aqui é ajudá-lo nessa etapa, apresentando as principais vantagens e desvantagens do home office para as empresas. Entenda a seguir!
Quais os pontos positivos de gerenciar o home office?
A ideia de que a equipe perde ritmo e produtividade quando entra no home office está mais para lenda do que realidade. O que se tem observado é que o modelo tende a reduzir as distrações do trabalhador, deixando-o mais relaxado e motivado para exercer suas tarefas.
Uma pesquisa realizada pela Flexjobs apontou que 76% dos colaboradores têm dificuldades de concentração no ambiente organizacional. Isso ocorre em razão de interrupções dos colegas, conversas paralelas e outras distrações que não existem na atuação remota. Além disso, são observados outros pontos relevantes no trabalho em casa:
- economia com encargos e despesas de escritório;
- vantagem competitiva e melhor atendimento frente aos concorrentes;
- maior autonomia e senso de responsabilidade do colaborador;
- reuniões mais produtivas e objetivas;
- relação de confiança entre líder e liderado;
- favorece a criatividade do trabalhador.
E os negativos?
Mesmo com tantas vantagens o assunto ainda gera uma série de inseguranças na gestão. Afinal, a falta do contato presencial pode gerar dúvidas para o líder quanto a qualidade do trabalho e da comunicação entre os membros da equipe.
A própria capacidade do gestor pode ser colocada em dúvida, caso os resultados do setor ou das vendas não alcancem o esperado. Se não bastassem esses problemas, ainda encontramos outros entraves no home office, tais como:
- possível sobrecarga e acúmulo de trabalho;
- ressalta lacunas em processos, como falta de treinamento adequado ou fluxos de trabalho imaturos;
- gera insegurança sobre a qualidade das entregas;
- pode gerar conflitos pessoais e emocionais que o gestor da equipe precisa contornar.
Quais as competências necessárias para gerir uma equipe remota?
Após meses trabalhando com equipes à distância, muitas empresas já perceberam que não é possível continuar com o modelo de gestão do passado. Habilidades como carisma e autoconfiança ainda são válidas, porém, perderam destaque diante de uma personalidade proativa, poder de resolução, pragmatismo e confiança acerca da própria capacidade gerencial.
Além disso, o gestor precisa reforçar ainda mais seu poder de comunicação, de forma que o grupo se sinta amparado e ouvido, mesmo com a barreira física. Delegar tarefas é outro aspecto que tende a fortalecer a confiança dos liderados e favorecer o relacionamento com a equipe.
Como fazer a melhoria contínua do home office?
Ainda que a operação caminhe bem nesse sistema é importante investir em inovação e conhecimento, de modo a não comprometer o alinhamento e os resultados que o time vêm apresentando. Estude a possibilidade de implementar melhorias nos fluxos de processos, sugerindo alternativas para os liderados executarem suas rotinas com maior facilidade e conforto.
Não esqueça de manter o caminho aberto para exporem suas dificuldades e conflitos ao longo do dia. Institua o hábito de realizar reuniões periódicas para acompanhar o desenvolvimento e manter o engajamento da equipe. Estabelecer metas claras, objetivos comuns e valorizar de boas ideias também contribui para o fortalecimento da equipe;
Em tempos turbulentos fica ainda mais evidente a necessidade de ter resiliência e capacidade de adaptação. Neste artigo vimos como a gestão do home office demanda tais competências, mas também pode ser a oportunidade para maximizar resultados e favorecer a satisfação interna. Esperamos que tenha contribuído com você e sua liderança de alta performance.
Bons líderes sabem reconhecer e valorizar pessoas com o mesmo potencial. Por isso, aproveite esse momento e confira também como desenvolver lideranças na sua empresa!