6 atitudes gerenciais para sucesso a longo prazo

Tem quem acredite que obter sucesso a longo prazo é fruto de sorte ou de privilégios. Se pudéssemos inferir algo sobre essas pessoas, a primeira conclusão a qual chegaríamos é que a maioria está bem longe de alcançá-lo.

Isso porque a conquista de resultados tem muito a ver com preparo, compromisso, esforço e outra série de características. Uma boa notícia é que é possível adquiri-las ao longo da jornada para construir um negócio próspero e sustentável.

Nosso objetivo aqui é apresentar 6 atitudes que podem transferir qualquer gestor da fila dos sonhadores para a dos estrategistas, aqueles que constroem a realidade desejada. Entenda!

1. Desenvolva suas próprias competências

As habilidades do líder precisam ser constantemente aprimoradas, caminhando paralelamente ao crescimento da empresa. Esse processo se inicia com um trabalho de autoconhecimento, reconhecendo seus pontos fortes e os erros cometidos.

Feito isso, busque capacitação naquelas áreas que merecem reforço, desde dificuldades em gerenciar o time até possíveis limitações em fazer networking

No mais, tenha sempre objetivos bem definidos e, claro, busque sempre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A medida é fundamental para manter a saúde física e mental, garantindo o pique necessário para as demandas do negócio.

2. Trace uma estratégia multissetorial

O conceito de estratégia teve origem no ambiente milenar das batalhas. Dentro do meio empresarial, pode ser definida como a mobilização de todos os recursos da empresa em prol do alcance de objetivos de médio e longo prazo.

O plano estratégico precisa ser visto como prioridade na cúpula da organização. É ideal organizá-lo em reuniões periódicas, iniciando com a definição dos objetivos gerais, aquelas conquistas que a empresa almeja para os próximos 5 anos. Verifiquem também quais serão os esforços necessários para alcançá-las.

O próximo passo é segmentar sua estratégia. Em outras palavras, defina quais serão as ações financeiras, de desenvolvimento de pessoal, de produto e de mercado, além de outras pertinentes para uma melhoria gradual dos resultados.

3. Seja Flexível

Estratégia e planejamentos foram traçados e sua empresa já tem o caminho desenhado para obter sucesso a longo prazo. Contudo, não permita que seus planos engessam a organização, de modo a não acompanhar as mudanças ou novas demandas que possam surgir no trajeto.

4. Mantenha a tecnologia como aliada

A tecnologia revolucionou as empresas e a vida dos indivíduos. A ideia é que ela permeie um número cada vez maior de rotinas do negócio. Quem acompanha tendências e investe em novas ferramentas têm mais chances de se manter competitivo.

Esse suporte otimizará diversos setores da empresa, do desenvolvimento de novos produtos à aquisição de profissionais mais capacitados. Melhora a capacidade produtiva e favorece a redução de custos. Se sua intenção é crescer, mantenha esse assunto sempre em pauta nas suas reuniões.

5. Construa líderes em vez de soldados

Você pode ser o mais competente e habilidoso, mas não alcançará o patamar do sucesso se não se cercar de outras mentes habilidosas e, principalmente, focadas na conquista de resultados. 

Mantenha uma estratégia para reconhecimento e desenvolvimento dos seus colaboradores. Desenvolva um ambiente interno que favoreça o diálogo e receptivo a novas ideias e sugestões de melhoria.

6. Tome decisões além do curto prazo

A tomada de decisão é uma competência que precisa ser bem desenvolvida. Não se baseia apenas nos fatos, mas na intuição e princípios do executivo. É bastante comum vermos empresas com uma estratégia promissora, mas que acabam se desviando quando os problemas do dia a dia surgem.

Esse é um dos desafios de manter uma atitude estratégica visando o futuro. Nossa cultura recompensa os resultados imediatos e no organismo empresarial não é diferente. Busque o equilíbrio para agir visando suas grandes metas, mas sem engessar o processo e deixar de lado as questões mais pontuais.

Vimos que o sucesso a longo prazo, resumidamente, consiste em renunciar a algumas soluções e recompensas imediatas. Percebemos também que uma tomada de decisão inteligente envolve a união de esforços e empenho de toda a organização. Desenvolva essas atitudes para construir essa jornada de êxito na sua empresa. 

Quer aprofundar ainda mais nesse projeto? Então veja também como manter sua equipe engajada para conquistar o sucesso do negócio!



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