- 2 de julho de 2020
- Posted by: Heitor Siman
- Categories: Informativo, Recursos Humanos

A chegada do novo coronavírus e do distanciamento social só evidenciou a tendência do mercado em adotar o trabalho remoto. O grande entrave, na verdade, foi adaptar operações inteiras a essa realidade, de uma hora para outra. Além da busca constante por melhores resultados, fazer gestão à distância se tornou mais um desafio para líderes e empresários.
Afinal, como garantir a produtividade sem o acompanhamento direto e o contato físico? Como saber se os funcionários estão utilizando o tempo e os recursos da empresa da melhor forma? A resposta está muito além de pressão e cobranças, mas na postura do próprio gestor.
Quer manter seu grupo unido e comprometido com os resultados da empresa, mesmo a quilômetros de distância? Confira a seguir algumas práticas que facilitarão essa jornada.
Defina objetivos SMART para sua equipe
A metodologia SMART estabelece que uma meta é alcançada com maior facilidade quando é específica, mensurável, alcançável e com prazo pré-definido. Por isso, seu planejamento estratégico para este período deve englobar a delegação de tarefas nesses parâmetros.
Com uma menor interação entre equipe e líder, é fundamental que cada trabalhador tenha clareza do que se espera dele em relação a prazos, atividades e quanto a qualidade de suas entregas. Com isso ele se sentirá amparado e confiante para continuar produzindo.
Crie regras para o trabalho e gestão à distância
É importante estabelecer algumas diretrizes para os colaboradores seguirem, como horários de trabalho, período de almoço e o tempo mínimo que cada um deve permanecer conectado.
Defina os meios de comunicação que serão utilizados, bem como o prazo de duração das reuniões por videochamada. Estabeleça também um tempo máximo de resposta para cada contato — e-mail, WhatsApp ou chat — que deve ser respeitado tanto por você quanto pela equipe.
Com esses parâmetros fica mais fácil para os funcionários criarem uma rotina de trabalho em casa, as demandas não serão esquecidas e você terá as respostas necessárias dentro de um prazo confortável para todos.
Ofereça a infraestrutura necessária
Embora pareça óbvio, é importante reforçar que sua equipe precisará de tecnologia para executar as atividades. Parte do trabalho da gestão à distância é garantir que todos terão recursos suficientes para isso, que podem variar conforme o modelo de negócio ou atividade.
Agentes de call center, por exemplo, precisarão de acesso telefônico e ao banco de dados remoto, discadores e headphones. Outros trabalhadores necessitarão apenas de um computador, sistemas de videoconferências e gerenciamento de tarefas — como o Trello, ou similares — e uma boa conexão à internet.
Incentive a comunicação entre a equipe
A energia e interação humana garantem motivação, incentivam e fortalecem o alcance de resultados do grupo. Estimule a contato entre os colaboradores, seja para tirar dúvidas ao longo do dia ou fazer networking.
Você pode permitir que esse contato aconteça de forma aberta ou, ainda, reservar alguns minutos da reunião diária para que todos conversem entre si, exponham suas dificuldades, insights e tenham aquela conversa mais descontraída.
Com a popularidade do trabalho remoto, a gestão à distância será uma competência ainda mais valorizada no futuro, mesmo em tempos de prosperidade e crescimento. Una as práticas deste artigo como o trabalho de escuta ativa, acolhendo dúvidas, dificuldades e incentivando cada membro do time de maneira personalizada.
Precisando também enxugar a equipe ou reduzir a jornada de trabalho para conter custos? Confira nosso artigo sobre a MP 936 e entenda como tornar a melhor decisão neste momento!