- 21 de maio de 2020
- Posted by: Heitor Siman
- Categories: Crise do Covid-19, Financeiro, Informativo

Conviver com adversidades é uma competência natural no currículo dos líderes brasileiros. Com o estado de emergência decretado em função do novo Coronavírus a necessidade de fazer uma boa gestão de custos em momentos de crise foi ainda mais potencializada.
Com a receita menor, em função da paralisação das atividades ou dificuldades financeiras dos clientes, esse controle de custos e despesas deve ser ainda mais estreito. Fazer mais com menos é o caminho para reverter os impactos deste momento, entretanto, qualidade e estratégia não devem ser deixados de lado.
Reunimos aqui algumas dicas para aplicar hoje mesmo no gerenciamento de custos do seu negócio. Acompanhe!
Não corte custos indiscriminadamente
É comum ver gestores que começam a reduzir todos os gastos possíveis assim que índice de endividamento se eleva ou o Governo anuncia alguma mudança no cenário externo. Essa proatividade tem sua relevância, entretanto é preciso avaliar as consequências de cada alteração.
Uma troca de matéria-prima pode afetar completamente o resultado e comprometer a aceitação final do produto. Uma redução de estoque requer um estudo prévio da demanda, de modo a manter a distribuição e disponibilidade do produto em bons níveis. Análise esses impactos.
Fortaleça a relação com bons fornecedores
Valorize ainda mais aquelas parcerias idôneas que, além de oferecer bons preços, mantenham o compromisso com prazos e flexibilizem pagamentos. Avalie também a qualidade e garantia oferecida, pois estes fatores geralmente oferecem custos invisíveis, gerados a partir da insatisfação do consumidor, processos de cashback, detração da marca etc.
Busque a redução de custos em outros processos inerentes a precificação dos serviços ou dos produtos acabados, conforme seu modelo de negócio. A otimização de processos e busca por fretes e tarifas mais em conta auxiliam nesse sentido.
Enxugue o administrativo
As despesas e tarefas administrativas, não ligadas diretamente à formação do produto ou serviço, representam boa parte dos gastos de uma empresa. Apesar de essenciais, é possível reduzi-las com ações de planejamento diário, revisão nos fluxos e processos, adoção de ferramentas tecnológicas, entre outras.
Aproveite o momento também para analisar o fluxo de caixa e rever os prazos médios de pagamento e recebimento. Se preciso, peça maior prazo ou redução em tarifas bancárias e outras dívidas.
Envolva o time durante uma gestão de custos em momentos de crise
Comunique aos funcionários sobre a necessidade de reduzir custos e solicite apoio para efetivar essas contenções. Peça sugestão no que pode ser adotado. Sua equipe tem uma visão mais próxima, setorizada e pode mostrar aspectos que não tinham sido vistos ainda.
Esse compartilhamento de informações deve envolver também o contador. Além de fornecer relatórios por conta contábil — que facilitam o acompanhamento periódico dos gastos — ele pode contribuir com o planejamento tributário ou até mesmo a troca de modelo societário para que a empresa gaste menos com impostos.
Fazer uma boa gestão de custos em momentos de crise requer calma, decisões inteligentes e apoio dos parceiros internos e externos. Coloque essas dicas em prática quanto antes e reveja a estratégia constantemente. Com isso, sua empresa será capaz de reverter os danos e voltar a crescer.
Precisando mudar diretrizes em função da crise? Confira nosso artigo sobre planejamento estratégico e veja entenda como otimizar sua gestão nesse momento decisivo!